Coordenador : Clarice Machado dos Santos
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 388702.2201.282105.22022023
Departamento/Setor: MMO
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos de graduação e pós-graduação da UFF e quaisquer Instituição de ensino e pesquisa. Estudantes do ensino fundamental e médio. Demais pessoas interessadas no assunto relativo a Morfologia.
Local de atuação: Instituto Biomédico- Bloco A
Objetivo
Objetivo geral: Divulgar o conhecimento produzido na Academia através do metaverso para a comunidade em geral. Objetivos específicos: 1. Salas de aula virtuais: criar salas de aula virtuais para oferecer aulas online, como discussões, debates, palestras, projetos de grupo e outras atividades. 2.Disponibilizar dentro de sala virtual, aulas online com professores das disciplinas de Histologia, embriologia e Anatomia, 3. Criar tutoriais interativos e apresentações, 4. Criar exercícios e testes de assimilação de conteúdo 5. Experiências Inmersivas: usar realidade virtual para criar ambientes imersivos e interativos para ensinar conteúdos, como exploração de um laboratório virtual de Histologia, Embriologia e Anatomia. 6. Jogos educativos: usar jogos baseados em mundos virtuais para ensinar conteúdos. 7. Aprendizado colaborativo: usar o Metaverso para interagir com outras pessoas em aulas e cursos de forma colaborativa.
Resumo
A expressão metaverso é a combinação do prefixo meta; a qual se relaciona com o conceito de transcender, com a palavra universo; descrevendo um ambiente hipotético ligado ao mundo físico. O metaverso possui aplicações práticas em muitos níveis, os quais podem ir desde a concepção assistida por computador (CAD), arquiteturas de edifícios, planeamento urbano inteligente, ou mesmo operações de risco operadas por robôs. O fato é que, para grande parte dos estudiosos, o metaverso é visto como a próxima geração da Internet. Por conseguinte, a educação não haveria de ficar de fora de uma experiência tão potencialmente modificadora da sociedade, tendo em vista que o metaverso, afora demais aplicações, tem um grande potencial no segmento educacional. Temos que assumir que estamos perante uma nova responsabilidade enquanto instituições de ensino e docentes, talvez mais ampla e desafiadora do que em muitos outros momentos anteriores na história. Atrair a atenção e o interesse do discente ficou mais complexo dada a competitividade externa dos inúmeros fatores advindos da chegada da Internet ainda no final do século XX. Em suma, o suporte de ensino no Metaverso proporciona uma maneira eficaz e inovadora de ensinar continuamente, fora do ambiente de sala de aula permitindo que os alunos colaborem e explorem ambientes de aprendizagem ricos e estimulantes . Esta abordagem permite que os alunos desenvolvam habilidades críticas e sociais, além de oferecer aos professores ferramentas para ajudar a monitorar o progresso dos alunos.